Instrução‎ > ‎Técnica Escotista‎ > ‎

Fogueira

 

Preparação da fogueira

Citando BP: "Não se aprende a acender o lume de ouvido. O erro comum do principiante é querer fazer uma fogueira muito grande. É coisa que o sertanejo nunca faz. Para o seu lume ele gasta o menos lenha possível.

Começai por juntar a lenha. A verde, cortada de fresco, não presta; não tão pouco a seca que há muito está caída. Para fazer o lume começa-se por deitar alguns paus no chão, principalmente se o chão estiver húmido.
Nesta cama colocai a mecha, isto é, aparas, lascas, cavaquinhas ou qualquer outro combustível que facilmente se incendeie com um fósforo. Por cima, formando uma pirâmide, colocam-se os ramos delgados, cavacos, achas de lenha seca, encostados uns aos outros sobre a mecha.
Prepara-se uma acendalha boa rachando um pau em várias tiras como se vê na gravura; um pau assim chama-se morraca. Colocado verticalmente com as barbas para baixo depressa se acende e rompe em chamas. Acrescenta-se depois alguns paus mais grossos e está o lume feito. Pega-se fogo a isto tudo, chegando um fósforo à mecha."

Tipos de Fogueiras

Pirâmide

Utilização: Grandes Fogos de Conselho.
Características: Não necessita de grande manutenção, fornece bastante luz e calor.


Descrição: A base é um quadrado de 1 a 1,2m de lado, com troncos muito grossos, indo o diâmetro diminuindo em altura até 1 a 1,2m do solo. O bloco central é constituído por, acendalha e lenha fina.

Cone

Utilização: para Fogos de Conselho até 80 escoteiros.
Características: Dá bastante calor e as chamas sobem como um fio dando muita iluminação; como os troncos são consumidos rapidamente, necessita de maior manutenção.


Descrição: a base é um quadrado com 1 a 1,2m de lado, dispondo-se dentro dele numerosos troncos colocados em cone. O bloco central é constituído por acendalha e lenha fina.
Polinésia
Utilização: Fogo de conselho.
Características: dá pouca luz, é de longa duração e manutenção simples.
Descrição: Abre-se um buraco quadrado de 40cm de largura outros tantos de profundidade. Coloca-se no fundo umas pedras para suporte dos troncos que são dispostos a toda a volta, sobressaindo um pouco do buraco.

Estrela

Utilização: Fogos de Conselho de patrulha ou equipa.
Características: Fogueira de grande duração, Dá pouco calor e luz. Descrição- Traçam-se no chão 4 a 6 canais nos quais se colocam outros tantos troncos, esboroados rias pontas. No centro faz-se uma pequena fogueira em cone, que incendiará os troncos dispostos em estrela.

Canadiana

Utilização: Fogos de Conselho de patrulha ou equipa
Características: Fogueira reflectora para aquecimento