Instrução‎ > ‎Técnica Escotista‎ > ‎

Faca de Mato


Como comprar e cortar

A faca de mato é uma ferramenta bastante útil para o Escuteiro e, por isso, deve ser bem comprada e bem tratada.
o comprares a faca de mato, verifica se o cabo é resistente e se está bem equilibrada. Para verificares se está bem equilibrada, tenta equilibrar a faca em cima de um dedo, colocando este no início da lâmina, mesmo junto ao cabo.
Normalmente as facas de mato já são vendidas com uma baínha. Se a tua não tiver, deves arranjar-lhe uma o mais depressa possível. Podes sempre decorar a baínha da faca com motivos escutistas que te identifiquem, como uma espécie de marca pessoal.

Cuidados a ter

A faca deve andar sempre na baínha, quando não estiver a ser usada. No fim dos acampamentos e actividades, deves sempre cuidá-la, seguindo os seguintes passos:
1- limpá-la cuidadosamente de todos os detritos, usando petróleo se for preciso;
2- secar bem toda a faca, por causa da ferrugem;
3- afiar bem a lâmina para ficar pronta para a próxima actividade;
4- untar toda a lâmina (e outras partes metálicas) com óleo para a proteger da ferrugem;
5- embrulha-la num bocado de plástico, para conservar o óleo;
6- guardá-la numa gaveta ou caixa onde ficará em segurança.

Entregar a Faca de Mato

Não há uma maneira única de entregar a faca de mato. Apenas é preciso ter cuidado para ninguém se cortar na lâmina.
Ao dar a faca com a lâmina para a frente, a pessoa que a recebe pode-se cortar, mesmo que lhe vá pegar no cabo.
Uma faca deve sempre ser entregue com o cabo livre para se lhe pegar.
Quando a pessoa que recebe puxar a faca, a lâmina desliza sobre os dedos de quem está a entregar, cortando-os de imediato. Deve-se por isso entregar afaca com os dedos for do alcance da lâmina.

Como cortar um pau com a Faca de Mato

Para evitar que se corte um dedo ou uma mão, os movimentos da faca devem ser sempre feitos para fora do nosso corpo, no sentido oposto à mão com que seguramos no pau ou ramo.
Enquanto estás no campo e te estás a servir da faca de mato, podes precisar de a pousar e não teres a baínha perto, ou então teres a faca tão suja que não a queiras guardar na baínha.
Nunca deves espetar a faca numa árvore viva (lembra-te da Lei do Escoteiro) nem na terra. Se espetares a lâmina na terra poderás encontrar uma pedra que te estrague o fio da lâmina. De qualquer maneira, mesmo espetando em areia, há sempre prejuízo para o fio da lâmina.
Para além disto, deves ainda ter o cuidado de deixar a faca de maneira a que ninguém se corte na lâmina. Deixar a lâmina no meio do chão é um dos erros mais comuns. Também espetar uma faca num cepo pode ser perigoso, pois alguém se pode cortar ao passar com um pé ou uma mão, para além de acabar por torcer o bico da faca caso seja espetada de ponta.
Não deves usar a tua faca de mato num veículo em movimento. Um solavanco inesperado pode causar um acidente com a lâmina. No caso de uma travagem brusca, a faca pode vir mesmo a espetar-se no corpo.
Se tranportares a tua faca de mato dentro da mochila, deves ter cuidado para não a enfiar à força no meio das coisas, pois o bico da faca pode furar a baínha e rasgar o material, ou mesmo a mochila.
Ao cortares uma espia ou cabo, não cortes na vertical, mas sim obliquamente, tal como com o machado.