Instrução‎ > ‎Meio Ambiente‎ > ‎

Ecologia

Ecologia

Dicas para melhorar o Ambiente

Da palavra à acção:
- Dá preferência a embalagens de vidro. Permitem infinitas reciclagens e não se decompõe na natureza. 
- Procura produtos que tenham escrito "Not tested on animals" (Não testado em animais).
- Prefere pilhas recarregáveis. As pilhas, depois de usadas, libertam metais no ambiente, como o zinco, o mercúrio, o cádmio, etc., que produzem efeitos nocivos ao ecossistema e à saúde das pessoas.
- Dá preferência à utilização de produtos biodegradáveis e recicláveis. Não utilizes aerosóis que contenham clorofluorcarbonetos (CFC), pois estes contribuem para a destruição da camada de ozono.
- Separa papéis, vidros, latas e plásticos, para serem reciclados. Com isto estás a ajudar a diminuir o lixo acumulado e a obtenção de matéria prima.
- Diminui os teus gastos de electricidade e farás baixar o nível de CO2 produzido pelas centrais eléctricas
- Uma maneira de ajudares é assegurares-te de que a tua casa é energeticamente eficiente de modo a aproveitar ao máximo a energia "indispensável" consumida.
- Quando fores ao supermercado tenta usar, e se possível reutilizar, sacos biodegradáveis (Ex: papel ou pano) em vez dos usuais sacos de plástico que demoram uma eternidade a degradarem-se naturalmente.

Sabias que….

- É preciso cortar uma árvore de 15 a 20 anos de idade para produzir apenas 700 sacos de papel.
- Para fabricar 1 tonelada de papel novo: 10 a 20 árvores, 10 000 Litros de água e 5 Mw/ hora de energia. Para 1 tonelada de papel reciclado:1,2 ton. de papel velho, 2 000 Litros de água e 2,5 Mw/ hora de energia.

Para se decompor na natureza, o vidro leva milhares de anos. Sendo 100% reciclável, o vidro não produz resíduos na hora da reciclagem e economiza 30% de energia elétrica.
- Por cada tonelada de vidro reciclado, poupa-se em média, mais de uma tonelada de recursos (603 Kg de areia, 196 Kg de carbonato de sódio, 196 Kg de calcário e 68 Kg de feldspato). Além disso, por cada tonelada de vidro novo produzido, são gerados 12,6 Kg de poluição atmosférica, pelo que, o vidro reciclado reduz em 15 a 20% essa poluição.
Jornais2 a 6 semanas
Embalagens de papel1 a 4 semanas
Cascas de fruta3 meses
Guardanapos de papel3 meses
Pontas de cigarros2 anos
Fósforos2 anos
Pastilhas elásticas5 anos
Nylon30 a 40 anos
Sacos e copos de plástico200 a 450 anos
Pilhas100 a 500 anos
Latas de alúminio100 a 500 anos
Caricas100 a 500 anos
Vidro1 Milhão de anos