Instrução‎ > ‎Meio Ambiente‎ > ‎

Astronomia

Astronomia

Conselhos para uma boa observação*
I – O Local:
Deverá ser um local elevado, afastado de aglomerados populacionais. Um iniciado, devido ao facto de que um céu perfeitamente escuro pode colocar bastantes entraves á visualização, poderá optar pelos arredores do local onde vive, desde que possua um céu liberto de poluição.
Deverá ser um local com bons acessos e deve ter em atenção a sua segurança e a dos que o acompanham, notificando alguém do local que irá utilizar.
II – As condições climatéricas:
É nas noites frias de inverno que encontramos o céu mais cristalino. 
Nos dias mais quentes, o calor armazenado é libertado á noite pelo solo. É um fenómeno que frequentemente provoca ondulações na imagem obtida.
Escolha uma noite em que, se possível, não haja vento. Para além do vento reforçar o efeito acima descrito, afecta de forma particular as pequenas lunetas e os binóculos mais leves. Para além deste facto, realça bastante o típico tremeluzir dos objectos celestes estelares (estrelas, sistemas múltiplos, etc), localizados mais baixo no firmamento
.
III – O Material:
- Roupa adequada ás condições ambientes; Sacos cama e cobertores (se necessário); Lanterna de luz vermelha, ou com filtro, com pilhas suplentes; Mapa da região ou carta topográfica; Carta Celeste; Bloco de apontamentos, lápis, borracha; Garrafa térmica com alguma bebida quente; Comida leve; Pequena mochila; Meio de comunicação com o exterior (Telemóvel)
Material opcional:Instrumentação óptica (binóculos, luneta ou telescópio);
Bússola;Gravador de bolso;GPS.
IV - Iniciando a observação
Em primeiro luga deixe a sua visão adaptar-se à escuridão da noite. De seguida, com o auxílio da lanterna com luz vermelha (essencial para que essa adaptação da visão á escuridão não se perca), comece a anotar alguns dados importantes como as coordenadas do sítio onde está, a hora de início de observação, o estado do tempo no local onde se encontra, a e magnitude da estrela mais ténue que consegue descortinar, e a situação do luar. A partir daí, com o auxílio da carta celeste, localize os objectos que pretende observar.

Falcão Solitário
* Adaptado