1º JAMBOREE MUNDIAL

1920 - Inglaterra

 

Interior do Olympia no Jamboree

Este jamboree não foi nada parecido com os jamborees dos nossos dias. A primeira grande diferença foi ter sido realizado num recinto fechado, no Olympia, bem no coração de Londres. Os escoteiros participantes, cerca de 8.000 de 34 países diferentes, fizerem demonstrações diárias na arena, a qual teve de ser coberta com uma boa camada de terra para se poderem espetar estacas e montar tendas. Foi montado um acampamento de 5.000 escoteiros no Old Deer Park em Richmond, enquanto os restantes dormiam no próprio Olympia, prontos para as demonstrações do dia seguinte.
Nas galerias laterais do Olympia foram colocadas várias exibiçõe, já que até uma tenda era novidade para naquela época. Este jamboree acabou por ser mais uma demonstração e exibição do que propriamente um acampamento para juntar escoteiros.
O que começou como uma celebração tornou-se numa grande demonstração internacional de boa vontade. A caminho do final do jamboree, foi feita uma homenagem que não estava prevista no programa. Na grande arena a abarrotar de escoteiros e na presença de milhares de espectadores, B-P foi espontaneamente aclamado "Escoteiro Chefe Mundial" - um título que nenhum governo ou rei poderia conferir.

Na cerimónia de encerramento, B-P deixou uma mensagem de despedida: "Irmãos Escoteiros: Existem diferenças entre os povos do mundo em sentimentos e pensamentos, tal como as há na língua e na psique. O jamboree ensinou-nos que se praticarmos a bondade mútua, se dermos e recebermos, então haverá simpatia e harmonia. Se for vossa vontade, caminhemos para a frente, determinados a desenvolver entre nós próprios, e entre os nossos rapazes, essa camaradagem, através do espírito mundial da fraternidade escotista, para que possamos ajudar a desenvolver a paz e a alegria no mundo e a boa vontade entre os homens. "