Instrução‎ > ‎Escotismo‎ > ‎

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes


O que é o Escotismo?
Qual é o propósito do Escotismo?
Os Escoteiros são militares?
Quem pode participar?
As raparigas também podem participar?
E os adultos?
Há algum método?
É necessário pertencer a alguma religião específica?
Os Escoteiros envolvem-se com a comunidade?
Quem paga as despesas do escotismo?

O que é o Escotismo?
O Escotismo é um movimento educacional para jovens - daí também o nome Movimento Escoteiro - com a colaboração de adultos. Como educação não formal o Escotismo complementa a escola e a família, através de actividades que não são realizadas nestes dois ambientes. O Escotismo estimula o jovem a conhecer a sua necessidade de explorar, descobrir, querer saber. Os escoteiros descobrem o mundo que está além da sala de aula e aprendem, entre outras habilidades, a ouvir o outros para aprender e passar o seu conhecimento ao próximo. Assim o Escotismo é EDUCAÇÃO PARA A VIDA.
Qual é o propósito do Escotismo?
Através da recriação, o Escotismo pretende e alcança o objectivo de ajudar os jovens a desenvolver fisica, intelectual, social e espiritualmente.
Os Escoteiros são militares?
Não há nenhum vínculo entre o Escotismo e qualquer força armada. O Movimento escoteiro não é uma nenhuma força para-militar nem pré-militar.
Quem pode participar?
O Escotismo é aberto a todos, sem discriminação de raça, credo, origem, condição social ou física. Todos podem ser escoteiros.
As raparigas também podem participar?
Sim, as raparigas também participam. O Escotismo ensina aos rapazes e raparigas a cooperarem no desenvolvimento das tarefas e conhecimento mútuo.
E os adultos?
O escotismo é mais voltado para os jovens, mas os adultos são imprescindíveis na aplicação do programa escotista. Ao mesmo tempo também beneficiam à medida que têm uma hipótese de voluntariamente ajudarem crianças e jovens. Na actividade voluntária os adultos adquirem valiosos conhecimentos, passam por novas experiências que, certamente, aumentam muito o desenvolvimento pessoal de cada um.
Há algum método?
O método escoteiro pode ser resumido nos seguintes pontos:
COMPROMISSO PESSOAL - através de um código simples de viver: a Promessa e a Lei escoteira.
APRENDER FAZENDO - participação activa e na prática.
VIDA EM EQUIPA E DESENVOLVIMENTO PESSOAL- em pequenos grupos desenvolve-se a liderança, habilidades para trabalhar em grupo e responsabilidade individual.
ACTIVIDADES PROGRESSIVAS DIFERENTES E VARIADAS - actividades progressivas baseado nos interesses dos jovens e em contacto com natureza. Em suma, um ambiente de aprendizagem rico onde a simplicidade, criatividade e descoberta promovem um conjunto de aventura e desafio.
DESENVOLVIMENTO PESSOAL PELA ORIENTAÇÃO INDIVIDUAL- É posto em ênfase a realidade vista do ponto de vista de cada jovem, confiando-se nas potencialidades de cada um. O exemplo pessoal do adulto é fundamental.
É necessário pertencer a alguma religião específica?
Não o escotismo não está vinculado a nenhuma religião ou crença específica.
Os Escoteiros envolvem-se com a comunidade?
Os escoteiros participam atendendo necessidades reais. Os escoteiros estão envolvidos num número vasto de assuntos relacionados com as comunidades onde vivem.
Quem paga as despesas do escotismo?
Infelizmente são os próprios escoteiros que pagam. No nosso Grupo todos os elementos pagam uma mensalidade. No caso de haver um acampamento, cada escoteiro paga uma quantia estipulada pelos chefes de grupo, que visa cobrir todas as despesas da actividade.
Quanto ao material individual, tendas, botas, canivetes, etc, cada elemento é responsável pela sua aquisição. O material de uso colectivo é da responsabilidade do Grupo e comprado com o dinheiro das mensalidades.