Instrução‎ > ‎Conselhos‎ > ‎

Clima Quente

Climas

Clima Quente
Antes de se iniciar uma viagem numa região com clima árido, recomenda-se a simulação com exercício físico em condições climáticas mais ou menos parecidas três ou quatro semanas antes.
A indumentária é outro ponto a ter em conta; para se proteger do calor e dos ventos cálidos que provocam a rápida evaporação do suor é conveniente cobrir a maior parte do corpo com roupa folgada, branca ou clara e sempre de algodão. Contudo, é necessário que a roupa que esteja em contacto directo com a pele tenha aberturas que permitam a evaporação da humidade da pele, já que isto provoca uma diminuição da temperatura corporal. O calçado deve ser resistente, sendo as botas com cano as melhores. Durante um percurso diurno deve-se usar óculos de sol com protecção efectiva aos raios ultravioletas.
Fazer exercícios com temperaturas elevadas implica um volume de transpiração aproximadamente de 7,5 litros por dia, pelo que, para se repor esta quantidade de água e de sais, aconselhamos sempre que possível a ingerir bebidas isotónicas. Vendem-se de duas formas: em líquido ou em pó; ambas são absorvidas rapidamente pelo organismo e além disso renovam energias devido ao suplemento adicional de glucose que contêm.
A protecção da pele é essencial quando se realiza uma actividade ao ar livre e é conveniente a utilização de cremes com um alto índice de protecção, ou podem ocorrer os seguintes sintomas: pele vermelha (queimadura de primeiro grau), hipersensibilidade ao tacto, aparição de arrepios e formação de bolhas (queimadura de segundo grau). O tratamento adequado para qeimaduras de primeiro grau consiste em aplicar compressas frias e húmidas nas zonas afectadas (sempre que a pele não esteja gretada). As bolhas não devem ser picadas ou rebentadas, desinfectando-se convenientemente a zona.
Insolações
As principais causas são uma prolongada exposição ao sol que inside na cabeça. Os sintomas mais frequentes: fortes dores de cabeça, zumbidos nos ouvidos, irritação das meninges, náuseas que podem provocar vómitos, palidez e inclusivamente perda de sentidos, fadiga e enjoos.
Excesso de calor
Produz-se quando o corpo realiza grandes exercícios físicos, num ambiente quente e húmido; provocam sufocos, afogueamentos e mesmo o desmaio; a desidratação e a incapacidade do organismo para libertar calor são uma das principais causas que provocam este estado.