Instrução‎ > ‎Conselhos‎ > ‎

Clima Frio

Climas

Clima Frio

Como se apanha frio?
O corpo sofre uma sensação de frio quando perde o seu próprio calor. E isto é provocado por diversos fenómenos físicos: 
- a Irradiação é responsável por 50% da perda total de calor do corpo; o uso de um gorro e luvas pode diminuir bastante esta perda de calor; o ar frio é igualmente responsável por perda de calor no interior do corpo de cada vez que se inspira, pelo que é preferível respirar através de um cachecol.
- a Condução provoca uma transferência de calor do corpo para um outro objecto por simples contacto; evita-se colocando um cobertor por baixo do saco cama.
- a Convecção é provocada pela corrente de ar que entra em contacto com a pele; detém-se mantendo-se seco através de roupas exteriores impermeáveis e transpiráveis.
- a Evaporação acontece através da transpiração, pelo que é fundamental evitar a todo o custo transpirar.
Como se defende o corpo?
O nosso organismo ganha e conserva calor com a actividade muscular voluntária (exercício) e através reacções do metabolismo, mas acciona dois mecanismos de regulação: a Termogénese que consiste em fabricar calor e a Isolamento que consiste em limitar as perdas. Devemos fazer frente a 3 problemas fundamentais: humidade, frio e vento-chuva.
As partes mais sensíveis a perder calor são a cabeça, os pés e as mãos, que devem estar protegidas com roupas apropriadas, sem ser no entanto demasiado apertadas, dificultando a circulação do sangue, para permitirem a existência de uma camada de ar. O calçado deve ser especialmente adequado, pois vai estar em contacto com o frio e a humidade. Devem usar óculos de montanha e cremes protectores de sol com factor elevado para lábios e pele.
É fundamental uma alimentação hiper-calórica pois o organismo consome grande quantidade de calorias e tem também necessidade de muita água para lutar contra o frio e se manter quente.

"Se tens frio nos pés, põe o chapéu."
Velho Ditado Popular

Sistema de Capas
O objectivo fundamental é manter a temperatura do nosso corpo o mais constante possível. Entendamos pois 4 níveis de roupa, cada uma o mais leve possível e de secagem rápida quando se molham.
Capa 1
A capa interior tem de transportar a nossa transpiração para fora do nosso corpo o mais rápido possível, mantendo entre a pele e a capa um microclima quente e seco, conseguido com um tecido não absorvente.
Capa 2
A função da segunda capa é recolher a humidade e o suor expulsos para fora da primeira capa. Uma camisa de algodão 100% hidrófilo é perfeita.
Capa 3
A capa intermédia deve ser antes de tudo isolante, com o objectivo de ser muito quente quando a temperatura exterior baixa e não tão quente quando a temperatura sobe.
Capa 4
A capa exterior deve ser o mais leve possível protegendo da água e do vento. Isto consegue-se com tecidos de microfibra e microporosos que permitam a passagem da transpiração para fora e que impedem a passagem da água e do vento para dentro (corta-vento impermeável).