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Sinais de Pista

Sinais de Pista

O seguimento de pistas é uma boa actividade de observação. Deves por isso aprender os sinais de pista que os Escoteiros usam para comunicarem nos caminhos da floresta e nos campos. Alguns são idênticos aos usados pelos aventureiros, indígenas e exploradores.
Nas estradas, nos campos e no mato encontramos sinais deixados no chão, nas árvores e nos rios, por animais ou pessoas. A essas pegadas, quando encontradas numa certa direcção e com um fim, são denominamos por "pista". Seguir uma pista exige observações que põem em jogo a sensibilidade dos sentidos e o vigor da inteligência. Quem se dedica a essa actividade adquire conhecimentos muito úteis e um elevado grau de percepção do meio que nos rodeia.
Durante a aprendizagem dos sinais convencionais poderás observar o seguinte:
1. Os sinais devem ser traçados sempre do lado direito do caminho e com a assinatura do escoteiro que traçou a pista (ou algo que o identifique) no primeiro e no ultimo dos sinais.
2. Deves sempre deixar os sinais bem visíveis: na terra, gravando-os com a vara ou com qualquer outro objecto; nas pedras, rochas ou árvores, desenhando-os com giz; nos prados, com bocados de madeira ou pedras dispostas no chão de forma que componham o sinal desejado; nas matas, com ramos e folhas entrelaçados ou com papéis fixados nos troncos.
3. Não é aconselhável utilizar sinais feitos de papel quando houver vento.
4. Em troncos de árvores, rochas ou paredes, nunca deves traçar os sinais a mais de um metro de altura.
5. Nunca traçar sinais de forma tal que sujem as paredes ou os muros das habitações.
6. Nos lugares muito frequentados, devem colocar-se sempre dois sinais seguidos, para acautelar o caso de algum ser apagado ou desaparecer.
7. Os sinais devem ser traçados às seguintes distâncias uns dos outros: de 20 em 20 metros nas matas; de 30 em 30 metros nos prados; de 5 em 5 metros nas rochas; e de 50 em 50 em estradas, ruas e caminhos fáceis. Em caminhos difíceis, a distância varia conforme a dificuldade do terreno.
8. Numa encruzilhada, deves marcar todos os caminhos não utilizáveis com o sinal caminho a evitar.
Nas indicações de horas, muitas vezes necessárias, como "aguarda aqui até às 15horas", os Escoteiros devem colocar do lado nascente um círculo indicando o sol, para o cálculo das horas.
A pista deve ter sempre um começo e um final marcados com sinais característicos. Se perderes a pista, volta até ao último sinal e procura com atenção nas proximidades até encontrares o próximo. Anda devagar e com os olhos bem atentos.
Ao seguirmos uma pista, deves ter em mente os seguintes aspectos:
1. Deves tentar colocar-te no lugar de quem traçou a pista e seguir sempre, tanto quanto possível, a direcção indicada pela flecha ou seta.
2. Recorda sempre perfeitamente do lugar do último sinal encontrado.
3. Admite sempre que qualquer sinal possa ter desaparecido, independentemente da vontade de quem o traçou.
4. Não corras ou caminhes sobre a pista, porque corres o risco de a apagar ou não a ver.
5. Verifica sempre, com o máximo cuidado, se qualquer sinal encontrado faz ou não parte da pista seguida.
6 . Se não fores o último a seguir a pista, deixa-a intacta. Em caso contrário, apaga-a.

Os Sinais de Pista

Início da Pista
Fim de Pista
Voltar ao ponto de partida
Voltar pelo mesmo caminho

Voltar à esquerda

Voltar à direita

Caminho a seguir
Seguir rápido nesta direcção

Caminho no sentido inverso

Caminho a evitar

Vala para transpor
Fim de jogos ou inimigos

Ultrapassar obstáculo

Ultrapassar diversos obstáculos
Exemplo de separação de uma Patrulha, 2 elementos pela esquerda e 3 pela direita
Exemplo de separação, os Águias vão pela esquerda e os Morcegos pela direita

Acampamento nesta direcção

Local bom para acampar nesta direcção
      Amigo
Inimigo

Água para beber e cozinhar.

Água imprópria para beber, mas que pode servir para lavagens.

 

Água contaminada ou perigosa para tomar banho devido a forte corrente.

Rio para atravessar

 

Lenha boa ou é permitido apanhá-la.
Lenha má ou não é permitido apanhá-la.
Exemplos para esperar até aparecer alguém
Exemplos para esperar durante 15 minutos
  Objecto oculto nesta direção
 Objecto escondido a 2 passos

Acampamento de 3 noites
Acampamento de Patrulha
Acampamento à beira de um rio ou lago

Primeiros Socorros