Instrução‎ > ‎Alimentação‎ > ‎

Receitas Práticas

Receitas Práticas

Pão e Ovos


Pão 
Deve ser feito com farinha e água. Depois de amassar bem a farinha, coloca-se num buraco forrado de areia, depois põem-se a areia por cima da massa e cobre-se com carvão incandescente. Pela experiência, puderá ser capaz de equilibrar a temperatura da massa e do fogo para evitar que a areia se pegue ao pão cozido.
Outro método de cozer pão é enrolar a massa à volta de um pau verde sem casca e colocá-lo sobre o fogo. O espeto deve ser mordiscado antes para se determinar se a seiva é tão azeda ou amargosa que afecte o sabor do pão.
Pode ainda fabricar pão espalhando a massa em finas camadas sobre uma rocha aquecida. Um pouco de levedura ajuda a massa do pão a crescer.
Ovo em Barro: enrole o ovo no barro e coloque-o perto do fogo. Após aproximadamente 45 minutos o ovo está pronto.
Ovo em Palito: pegue num palito de churrasco e fure a ponta do ovo de um lado ao outro. Deixe na brasa até rachar a casca.

Carne

Carne Assada: Depois de lavada, tempera-se a carne com sal, alho, louro, limão ou vinagre. Coloca-se numa panela com gordura ou óleo bem quente. Quando a carne começar a tostar, vira-se e junta-se um pouco de água, para não deixar queimar. Procede-se assim até que esteja assada por igual a ponto de ser espetada e não sair sangue.

Carne Seca: Cozinhe a carne ligeiramente em água fervente para remover o sal, depois pode-se assar ou fazer ensopada.
Linguiça improvisada: Tempere a linguiça com sal e limão, coloque-a em um espeto e depois ponha sobre a brasa. Espere a linguiça dourar.
Frango Enterrado: Faz-se uma fogueira num buraco e deixa-se até que fique só com brasas. Coloque sal a gosto no frango e envolva-o em papel alumínio, colocando-o enrolado dentro do buraco coberto com barro e depois terra, até fechá-lo. Acenda uma nova fogueira sobre o mesmo local e aguarde aproximadamente 2 horas.

Legumes e Arroz

Legumes Mateiros: Fatiar as batatas e a cenoura bem finas, picar a cebola e a vagem, juntar as ervilhas. Mistura-se e tempera-se os legumes com sal a gosto. Envolve-se em papel de alumínio, sem deixar aberturas. Coloca-se sobre as brasas e espera-se cerca de vinte minutos.

Batata na Brasa: Corte as batatas ao meio e tire uma porção do interior das batatas. Misture com o queijo ralado e a linguiça. Enrole no papel alumínio e ponha nas brasas.
Arroz Carreteiro: Faz-se arroz e mantem-se guardado noutra panela, enquanto se coloca a ferver a linguiça, a carne seca e o bacon picados. Após a fervura refogua-se, sem colocar gordura, a cebola e o tomate.Quando pronto mistura-se o molho com o arroz.
Arroz em Papel de Alumínio: Coloca-se o arroz em água durante meia hora e enquanto isso pica-se a linguiça e o tomate. Pega-se num pedaço grande de papel alumínio e dobra-se ao meio, depois dobra-se as laterais afim de transforma-lo num saquinho. Tira-se a água do arroz e mistura-se com o sal, a liguiça e o tomate e coloca-se dentro do saco de alumínio. Coloque-o para cozinhar fechando o saquinho de modo que possa abri-lo para provar. Não coloque água pois o tomate solta agua e a linguiça óleo. Demora de uma a duas horas, mas é uma refeição feita sem panela.
Arroz sem Panela: Faça de uma caixa de leite a panela abrindo-a pela parte de cima. Encha dois terços da caixa com água e coloque três punhados de arroz e um pouco de sal. Feche a caixa e coloque a cozinhar aproximadamente 30 minutos.