Instrução‎ > ‎Alimentação‎ > ‎

Tipos de Fogões

Tipos de Fogões
Cozinha Ecológica
Estufa
Muitas vezes quando se cozinha em campo, o gás e a força dos queimadores não é aproveitada ao máximo. A solução para este problema é bastante simples: necessitamos de um pano tenda.
Colocamos a bilha numa zona plana, e se estivermos em terreno onde predomine a terra ou areias é conveniente enterrar um pouco a botija de gás conferindo-lhe estabilidade.
De seguida tapamos tudo com o pano tenda de forma a ficar uma abertura por onde seja possivel a circulação de ar, necessária à combustão. A pequena estufa acumula o calor e protege o queimador dos efeitos do vento.

Fogão a Lenha
Para cozinhar a lenha basta termos duas latas de tamanhos diferentes e recortar um quadrado na face de cada uma das latas, de forma a que que a aresta superior do quadrado fique à mesma distância do bordo superior nas duas latas. Agora com um martelo e um prego abrem-se três furos equidistantes a cerca de 1 cm do bordo superior das latas. Na lata pequena fura-se o fundo, para que as cinzas não se acumulem na fornalha. Coloque a lata mais pequena dentro da grande e prenda as duas com um pedaço de arame, atravé dos furos anteriormente executados. Temos o nosso fogão à prova de vento pronto: é só colocar a lenha lá dentro e pôr o tacho em cima.

Fogão Solar

Deixe-se de trabalhos e preocupações naqueles dias solarengos. Ponha o sol a trabalhar pois com este fogão só temos de preparar a refeição, pô-la no tacho e deixá-la no fogão 2 a 3 horas (dependendo do sol que está).
Forno de Brasas
Das muitas utilizações que podemos dar ás brasas da fogueira, esta permite fazer uns bons bolos em campo. Para tal, faz-se um buraco no chão com cerca de 70 cm de profundidade e 60 cm de largura; no fundo do buraco pomos um, assado, cozido, carne para estufar ou um bolo, devidamente acondicionado e com tampa. Em seguida colocam-se brasas até cobrir o tacho e tapa-se o resto do buraco com terra. Em cerca de uma hora, hora e meia fica pronto a comer.