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Conceitos Gerais

Alimentação
Conceitos gerais

Se a actividade exige maior esforço físico, a alimentação deve ser nutritiva e de fácil digestão. Se o tempo estiver quente, a alimentação deve conter saladas, frutas, sumos, cereais e carne. Para o frio: sopas, chocolate quente e alimentação rica em hidratos de carbono.

Nocões básicas sobre Alimentação
Os nossos alimentos são compostos de substâncias denominadas nutrientes: 
PROTEÍNAS - são responsáveis pela formação dos músculos, sangue, osso nervos e cérebro. Os alimentos ricos em proteínas são: carnes, leite, ovos, vísceras e soja. 
HIDRATO DE CARBONO - responsáveis pelo fornecimento de energia para o corpo. É importante ressaltar que todos os alimentos de origem vegetal contém hidratos de carbono, sendo os mais ricos o arroz, milho, trigo, aveia, centeio e batata. Dos alimentos de origem animal, o único que contém hidrato de carbono é o leite. 
GORDURAS - fornecem energia e transportam pelo organismo as vitaminas A, D, E , K. Como gorduras temos a banha, manteiga, óleo de soja, milho, amendoim e azeite. 
VITAMINAS - facilitam o aproveitamento dos outros nutrientes pelo organismo. São encontradas nos legumes e frutas. 
MINERAIS - são encontrados em alimentos de origem animal e vegetal. Entre os mais conhecidos estão: 
1. Cálcio e Fósforo: entram na composição dos ossos e dentes. 
2. Ferro: componente activo da hemoglobina e transporta oxigénio às células do corpo. 
3. Iodo: assegura o bom funcionamento da tiróide. 
4. Água: é de grande importância para a vida e o organismo pode recebe-la pura ou através dos alimentos.