Instrução‎ > ‎Alimentação‎ > ‎

Águas contaminadas

Águas Contaminadas
Depuração

A água é vital para a sobrevivência. A água potável tem que se apresentar fresca, sem cores e sabores específicos, para além de limpa de impurezas. Vamos pois explicar a utilização de diversos métodos para a depuração da água que nos parecem ser os mais eficazes.

Filtração
Quanto mais pequenos forem os poros do material filtrante (pano, papel, erva, areia, etc), mais eficaz se torna. Há um método que consiste em atar um pano ou uma manta de lã entre 4 paus e ao mesmo tempo colocar uma capa fina de areia no meio. Deve-se ter em conta que quanto mais espesso é o material filtrante, mais lento será o processo de filtração e portanto mais eficaz.

Alambique Solar
Consiste em escavar um buraco de 1 metro de diâmetro e 50 centimetros de profundidade. Coloca-se no fundo um recipiente e introduz-se um tubo de borracha que possibilite a comunicação de ar entre o recipiente e o exterior. Depois cobre-se o buraco com um plástico. Para fixá-lo e evitar que saia a humidade, tapam-se as bordas com terra e pedras. A seguir coloca-se no centro do plástico uma pequena pedra que provoque uma forma cónica, de forma a que o vértice desse cone incida no interior do recipiente.
O calor do sol provocará a evaporação da humidade nocturna do terreno e condensa-se em forma de gotas sobre o plástico, que por sua vez escorrem para dentro do recipiente que se colocou no fundo do buraco. Se no fundo do buraco se colocarem ervas e plantas, isso aumentará a quantidade de água, pois estas, são abundantes em humidade.

Lixívia
São suficientes umas gotas por litro de água, mas não se deve usar a lixívia doméstica; deve ser própria para purificação de água.

Ebulição
A água fervida durante 10 ou 15 minutos mata as bactérias resistentes ao calor. A água de cozer alimentos pode ser esterilizada desta forma. Contudo, a água fervida torna-se mais pesada e insípida, pois queima-se parte do oxigénio e de outros gases que contém.

Uma forma de os recuperar consiste em agitar a água com força com uma vara ou colher, mudar sucessivamente de recipiente ou passá-la através de uma capa de algodão hidrófilo. Uma pequena dose de bicarbonato ou ácido cítrico, contribuem para devolver o ácido carbónico que a água perdeu quando foi fervida.

Iodo
Deve-se filtrar previamente a água e depois verter tintura de iodo gota a gota, mexendo bem até que a água fique amarelada. Necessita-se de 30 minutos para que o iodo surta efeito.

Pastilhas Purificadoras
Normalmente compostas de 3 substâncias (iodo, permanganato de potássio e cloro), são próprias para combater as partículas orgânicas nocivas existentes na água. Cada pastilha serve para 1 litro de água.